30/01/08

O Metro e o Andante

O Metro e o Andante têm conceitos diferentes. No Metro o percurso é rápido. As pessoas entram e procuram não falar com ninguém. O espaço e o meio servem um fim: chegar rapidamente ao destino, sem dirigir palavra ao vizinho do lado. O Metro é um meio de transporte democrático, ele abraça todo o tipo de pessoas, com pressa e sem pressa todos querem chegar a um lugar de preferência alto.
O Andante é uma combinação de dois meios de transporte, normalmente implica que uma das fases já tenha sido feita noutro comboio, camioneta ou autocarro. As pessoas conversam, esboçam um sorriso, mostram que conhecem o outro, e é um excelente exemplo das nossas gentes, especialmente daquelas que não têm outra hipótese senão a de ir andando até chegar ao topo. Quem frequenta o Andante alimenta histórias a preço de almoços.
O Andante é também um reflexo da cidade que o acarinha: o Porto! A cidade gosta de se envolver no ritmo dos que chegam, é uma cidade que procura o visitante para lhe ensinar o caminho. O Porto de hoje, tem espaços que merecem ser visitados e procurados. O Porto só necessita de fazer uma coisinha para se tornar mais sexy: vestir menos roupa e mostrar mais o corpo.
O corpo da cidade deve ser mostrado e apesar de bem vestido, o Porto tem de aprender a vender as suas beldades. Só assim, conseguiremos colocar a cidade ao nível de outras cidades europeias e só assim, também conseguiremos que o visitante aprecie o andamento das ruas, das galerias, dos locais de moda. Talvez, até se consiga mover o Metro para o Porto e juntar o Andante a quem só tem Metro. É que todos ficaremos melhor se esta coisa dos sons e das palavras nos aproximar da terra e nos afastar do mar.

Sem comentários: