06/02/08

Entre Razão e Emoção

Eu não sei por onde começa, se pela razão se pela emoção. Se tivermos em conta o princípio dos princípios, o começo é a emoção. É a emoção que nos leva à paixão e, raramente, é a razão que nos transporta à exaltação. Só a razão da emoção nos ensina o caminho e nos permite escolher.
A escolha é racional, o impulso é emocional. O que nos conduz é o impulso, o que nos trava é a razão. O que faz o trilho ou caminho é a junção dos dois. A emoção racional é o que nos separa dos primatas.
Entre António Damásio e Ayn Rand, o Joaquim do Portugal Contemporaneo, diz-nos como. Num dos seus últimos posts tenta alertar para o perigo da manipulação das emoções através do "populismo". Como médico, ele não podia começar a não ser pelo começo: pelo racional. Também como médico ele não podia esquecer os "registos" anteriores à emoção, e que são eles próprios, os portadores da razão.
Uma coisa eu sei. O que faz de nós seres humanos, é a capacidade de lidarmos com as emoções racionalmente consentidas. E aí, eu estou totalmente de acordo com o Joaquim. E é nesse sentido, que não me posso desfazer desta caixa de jóias a que chamamos sentimentos.

Sem comentários: