25/03/08

Ainda o mesmo tema

A melhor publicidade que se pode fazer a uma escola é falar dela o tempo todo. Nesta caso a Escola Carolina Michaelis no Porto. Excelente escola, como tantas outras com mais ou menos violência instalada e a quem tenho de manifestar o meu apoio a todos os profissionais, desde professores a funcionários que têm tentado educar alunos ao longo dos anos.
Por outro lado, não fico surpreendida com aqueles que comentando esta história têm apresentado diferentes exemplos pessoais. Não admira que aqueles que dizem ter aprendido na escola da rua, lutando em bandos de garotos outrora inofensivos, tenham sido os que mais tarde na faculdade lutaram com polícias e bombeiros na brincadeira do agarra -foge. São igualmente estes, hoje professores de muitas escolas e universidades, intelectuais assumidos, que utilizam verborreia de homem da estiva ou camionista de pesados para debater ideias com as quais discordam. São também estes que servem de exemplo a outros adultos, igualmente a necessitar de melhor exemplos.
Num país assim, em que o exemplo do palavrão serve de desculpa para discordar de ideias e de graçola para quem os lê, não admira que estejam escolas, organismos e instituições num autêntico estado de sítio. Talvez, não fosse pior que o exemplo começasse exactamente aqui na blogosfera, sitio privilegiado para o marketing das ideias.

Sem comentários: