11/03/08

Menopausa à Portuguesa

De repente todos os canais de televisão desataram a apresentar o passado. Ele é sons de ontem, imagens do antes, palavras de poetas e artistas revivendo o antigamente. Das duas uma: ou estão todos a atravessar momentos difíceis ou este país está mesmo numa meno-andropausa pegada, que nem o Fernando Tordo e a Tourada conseguem animar.
Esta nostalgia da comparação não traz nada de bom. O antes do 25 de Abril representou para quem o viveu momentos importantes de crescimento, de conhecimento e acima de tudo de intervenção. Para os muito jovens que estavam cheios de energia, folêgo no peito e cabeça fervilhando ideias, foram tempos de aprendizagem. No entanto, quem viveu os anos 70 não deixava de ser ingénuo e muitas vezes míope.
Por muito que nos choque, não são os jovens de hoje que precisam de abrir os olhos, mas sim os de 50 anos. É que estes, continuam míopes, pacóvios e alcoviteiros como antigamente. Resta, portanto, a classe intelectual que antes, durante e depois de 74 já eram "os esclarecidos". A triste conclusão é que apenas os menopausicos e os andropausicos falam uns com os outros, em debates e programas de "esclarecidos para esclarecidos", brincando à cabra cega num fazer de conta que estamos todos a reflectir sobre o futuro do país a bem dos mais novos. Só que esta paisagem precisa de muita compensação hormonal para fazer efeito e dar resultado.

Sem comentários: