11/03/08

Observatórios em grande forma

Olhem só, dizia eu aqui há uns tempos que os portugueses gostavam de observar e que havia Observatórios para tudo. Mal sabia eu, que vinham mais uns tantos a caminho. No Público de 9 de Março, vejo uma pequena caixa disfarçada até porque o tema vinha a propósito. "Criminalidade: Observatório em Lisboa e no Porto" A notícia continuava falando da criminalidade juvenil nas áreas metropolitanas das duas cidades e concluía "a criminalidade vai ser avaliada por um observatório que começará a funcionar dentro de algumas semanas..." Pensei: muito bem, lá vamos nós observar.
Ontem, dia 10 de Março ao ler as notícias diárias no mesmo jornal, tomei conhecimento, agora já em tamanho maior porque o tema exige, da seguinte notícia::"Governo cria Observatório para a Emigração em Abril". Fiquei a saber que a partir de Abril e em parceria com o Instituo de Ciências Sociais vamos observar "a realidade da emigração portuguesa". Fiquei também a saber, que o Observatório vai "obter informação sobre a quantificação dos portugueses em cada país, mas também as motivações que os levaram um dia a sair ou a forma como se encontram ligados a Portugal".
Estou mais descansada, agora é que finalmente vamos saber por que é que os portugueses emigram. Curiosa, vou seguir atentamente os resultados dos dois grupos observadores. Ah, não percebi quanto tempo vão ter os Observatórios para observar, mas se for como a minha jóia anterior do desemprego, vamos ter muito tempo. Vai ser uma observação e pêras!

Sem comentários: