17/03/08

Portugal à beira de um ataque de nervos

"Avaliar os pais é o passo lógico a adoptar depois da avaliação dos professores. O próximo Governo irá confrontar-se com um problema muito claro (como os políticos adoram afirmar) que vai resultar da análise aos resultados da avaliação dos professores. Quando os meninos chegam à escola já vêm embrutecidos por vários anos de deseducação parental, numa fase tão sensível da vida que se torna depois difícil de recuperar.Ora como os pais são os primeiros educadores, que sentido faria travar a avaliação do processo educativo à porta das escolas? É lógico que se vá às raízes do problema...." Joaquim
Como já por aqui disse há umas semanas, este é o ponto principal. Antes dos professores, os pais necessitam de ser avaliados. Também, José Madureira Pinto, mencionava há dias num jornal diário, que era necessário analisar a envolvente sociológica, com realidades muito distintas do passado. Crianças que chegam à escola, sabe-se lá como. Crianças e jovens cujos pais não têm capacidade para acompanhar o desenvolvimento escolar dos filhos, por falta de tempo, por falta de conhecimentos, por falta de condições socioeconomicas. Pais, que muitas vezes são eles próprios crianças. Pais desagregados, famílias separadas, jovens com realidades conhecidas dos professores, mas que tem feito jeito fazermos um olhar míope.
Este não é um assunto de professores e avaliações, este é um assunto de um país à beira de um ataque de nervos. No meio de tanta confusão ou olhamos para o essencial ou estamos perdidos. Só espero que em prole do bem comum não venha por aí outro "Observatório" da educação.

3 comentários:

Anónimo disse...

Mas muito me engano, Grande jóia, mas deve vir aí mais um Observatório da educação... é que se ganha tempo com Observatórios. Ganha-se, ou perde-se...

Anónimo disse...

Não tem nada a ver com o tema, mas eu, um recém chegado, gostaria de lhe dizer que apreciei a imagem das jóias (e não apenas pela Angelina). Fez-me lembrar o meu pai que costumava dizer que restaurantes e jóias as senhoras apenas escolhem... ;)

Lina Arroja (GJ) disse...

Mike, em relação ao observatório é bem verdade o que diz.
Quanto ao seu pai, um homem sábio:)