14/06/08

O Tratado de Lisboa e o Capão

Em Portugal no concelho de Paços de Ferreira existe uma tradição, que decorre todos os anos na primeira quinzena de Dezembro. A Semana Gastronómica do Capão que este ano foi entre 9 e 15 de Dezembro, representa uma tradição local, ajuda a manter a associação de criadores de capões, fazem-se mostras dos produtos da região, promove-se o turismo e o artesanato ainda existente. Durante esse período vários restaurantes aderem à iniciativa e no penúltimo dia da semana é apresentado perante um júri de reconhecidos gastrónomos o "Jantar do Capão". O jantar que conta com a presença das individualidades locais, a começar pelo Presidente da Junta, pelo Bispo do Porto e a terminar nos empresários de sucesso da região, é precedido por um concurso. Nele o júri premeia o restaurante que tenha apresentado a melhor receita. De seguida é servido o jantar que, como seria de esperar consta de "Capão assado com arroz do mesmo".
Este ano estavam cerca de 500 pessoas no evento e os discursos fizeram-se para atrair mais pessoas e empresários de outras regiões ao concelho. Por outras palavras, a "Festa do Capão" também serve para atrair investimento local. Hoje, graças às autoestradas é possível chegar rapidamente ao Norte do País.
Enquanto o Norte estava preocupado com o Capão, Lisboa e o resto da Europa estavam preocupados com a assinatura do Tratado de Lisboa. A mim parece-me bem as duas coisas, apesar de eu ter degustado o capão. Também me parece bem que eu tivesse conhecimento dos dois assuntos, a assinatura do Tratado e o jantar do Capão. Escolhi o que me interessava mais naquele momento, e como o jantar me parecia bem e eu não ia assinar o outro, tudo estava certo.
Os Irlandeses que ainda não conhecem o Capão não tiveram possibilidade de escolha, mas a ver pelos resultados ao Tratado de Lisboa, dá-me ideia que teriam ido ao jantar se os tivéssemos convidado.
Já agora, o Capão é um galo que "em tenra idade se atenta à sua masculinidade", e que mantém a carne tenra e chega a atingir 25 kg, diz a tradição.

Sem comentários: