24/06/08

Santos e Festas

Apesar de ser hoje o dia do Santo já ninguém se lembra dele. Os santos populares festejam-se de véspera, e tal como o Sto António padroeiro de Lisboa, também o S. João já passou, e apenas sabemos que hoje é feriado no Porto. Apesar do Porto ser "a cidade do meu coração", continuo a preferir o outro santo que me viu nascer. E por mais que tente, não encontro graça ao alho porro, ao balão que nunca sobe e ainda àquela ideia do cabritinho assado. É claro que também há sardinha assada, mas só a ideia da possibilidade de escolha me aflige. Ou é uma coisa ou outra, e manjerico não diz com cabrito e depois faltava-me sempre a alcachofra para queimar antes do sol nascer e ver se tem ou não flor no dia seguinte. E também me falta Alfama, Mouraria e a Costa do Castelo e a alma bairrista alfacinha. Na verdade, é a única altura do ano em que me vem a saudade e a falta do refrão: ..."cheira bem, cheira a Lisboa...".
Fora isto, as festas populares são barulhentas, animadas a fogo de artificio e todos nos devemos sentir animados por o povo dançar nos bailaricos de rua. Parece aliás, que o melhor é que todos dancemos gostando ou não, já que pelo menos é com e pelo nosso pé. Não tardará que a dança seja por obrigação e ao sabor do pé comum da união europeia. E já agora, aproveitemos enquanto não nos proíbem a sardinha assada na rua, o cabritinho saloio em forno de padeiro, o algodão doce e as farturas a tresandar a óleo e a açúcar.

Sem comentários: