02/06/08

Yves Saint Laurent sobre a Moda e as Mulheres

"PARIS (AFP) — Yves Saint Laurent tinha uma visão muito particular da elegância, da moda e das mulheres, que dava sentido a sua arte. Estas são algumas de suas declarações publicadas pela imprensa a partir de 1958.
MODA:
"A silhueta do corpo conta acima de tudo. Jamais se deve sobrecarregar, não se deve fantasiar muito, isso prejudica o estado de graça tão buscado".
"O negro é meu refúgio, o negro é um traço sobre uma página em branco".
"Não se pode apegar às modas e acreditar demais nelas, ou seja, se deixar levar. É preciso olhar cada moda com humor, superá-las, acreditar o bastante para dar a impressão de que é vivida, mas não muito para poder conservar a liberdade".
"Conto quase sempre a mesma história... Amo acima de tudo o rigor, a seriedade, a beleza do clássico. Mas minha fantasia, meus dotes imaginativos muito pronunciados me fazem ir algumas vezes para o barroco, a singularidade..."
"A elegância não seria o esquecimento total do que se usa?"

AS MULHERES:
"Encontrei meu estilo através das mulheres. O que faz a vitalidade e a força é que me apoio em um corpo de mulher".
"Uma mulher que não encontrou seu estilo, que não se sente à vontade em sua roupa, que não vive de acordo com ela, é uma mulher doente. Não está segura de si mesma e nào oferece nenhuma das características que determinam a felicidade".
"Para estar bela basta que a mulher use um pulôver negro, uma saia negra e esteja de braço dado com o homem que ama".
"Nada é mais belo que um corpo nu. A roupa mais bonita para vestir uma mulher são os braços do homem que ela ama. Para as que não tiveram essa felicidade, qui estou eu." Yves Saint Laurent tinha uma visão muito particular da elegância, da moda e das mulheres, que dava sentido a sua arte. Estas são algumas de suas declarações publicadas pela imprensa a partir de 1958.

Sem comentários: