13/04/09

Correlação laranja

Eu já estava desconfiada que isto tinha de estar correlacionado. Se as laranjas estão em baixo como é que o preço das laranjas podia estar em alta? A questão claro que é económica. Se o cliente não procura a laranja o preço baixa e de tal forma que o produtor de laranjas começa agora a olhar para o seu vizinho que produz papoilas ou rosas ou martelos e pensa que aí é que está o negócio. Começa por elaborar uma sondagem, fala da crise da laranja diz que tem tangerina, mas o cliente não quer ou a muito custo lá vai levando porque a tangerina tem a pele mais lisa e as laranjas que existem não têm boa cara.
Que fazer, então? Deve o produtor escoar a produção baixando o preço e esperar que o cliente volte a querer a laranja ou deve reciclar o seu negócio? A análise desta questão deve começar pelo principio. É que o cliente só deixou de procurar as laranjas porque elas não tinham boa qualidade e porque o produtor ao querer "gananciosamente" o melhor dos dois mundos - lucro e falácia- deixou de tratar dos terrenos, de os podar, de os fertilizar, passando a utilizar os produtos de qualidade duvidosa para enganar quem menos percebia de fruta e apenas bebia o sumo engarrafado.
Só que, como todos sabemos, a crise quando se instala traz bicho e foi o que aconteceu. De repente os laranjais do país ficaram pela hora da morte e as flores desataram a crescer, mesmo que selvagens e sem orientação no início. Agora as flores, as ceifeiras e as rosas começam a brilhar e as laranjas têm de esperar melhores dias.
Segundo notícia do Público, o valor da laranja do Algarve cai para preços de há 30 anos. Um saco de cinco quilos chega a dois euros ao consumidor final, enquanto um quilo de laranjas, já calibradas e lavadas, sai do armazém a 22 cêntimos.

9 comentários:

fugidia disse...

Por momentos julguei que estava a ler sobre politica; afinal é mesmo sobre laranjas (risos)
;-)

ana v. disse...

E também se aplica à política, afinal... o valor DOS laranjas também caíu a olhos vistos... :-)

Lina Arroja (GJ) disse...

É como nos filmes de grandes realizadores. Primeiro vemos, depois analisamos e cada um vê como cada qual...:)
É a correlação! (risos)

Mike disse...

É a crise, GJ, é a crise. As rosas estão em baixa, as laranjas é o que se vê e as foices e os martelos já não servem para coisa nenhuma. ;)

Luísa A. disse...

Querida Grande Jóia, por pouco não caía na falácia das laranjas. Permito-me discordar dessa análise económica. A questão não está na qualidade do produto «laranjas» - as do Algarve são as melhores do mundo! A questão está na má propaganda que vem de Espanha – e, deduzo, dos produtores de rosas, papoilas e outros competidores – que querem fazer-nos crer que as laranjas algarvias são muito amargas, e vão a seguir tentar convencer-nos das virtudes alimentares (por via onírica) da rosa ou da papoila. Pessoalmente, não consumo laranja algarvia porque só por aí vejo espanhola. Mas se tentarem impingir-me a rosa ou a papoila, marcho às compras ao Algarve. ;-D

Mike disse...

As melhores do mundo... pff! Fie-se nisso e não prove as da Quileva, Luísa... ;)

Lina Arroja (GJ) disse...

Mike, deixe alguns martelos podem ser úteis para partir algumas nozes.;)

Luísa, lá teremos de dar uma ajuda ao Algarve caso as colheitas assim o exijam. Neste momento já lá anda muita gente com fita métrica na mão, mas dado o alerta vermelho é só partir.

ana v. disse...

Talvez as novas llaranjas do Allgarve tenham mais procura, quem sabe...

Anónimo disse...

Estas laranjas continuam a dar que falar.