17/09/09

55 jóias

Parece que foi mais ou menos assim. Uma senhora distinta, bonita e talentosa era filha de uma radiosa galega e de um elegante viúvo das Beiras. Um dia a bonita senhora perdeu-se de amores com um jovem e divertido galanteador de jóias do Norte. Consta que a jóia seguinte só deveria ter nascido em Outubro, mas uma queda verdadeira ou a calhar, provocou um parto antes do esperado e que a jovem senhora teve de explicar à avó galega. A menina, escolheu o dia de aniversário do seu bisavô materno, conseguindo disfarçar alguma patifaria escondida e não comprovada. Faz hoje 55 anos que a pequenita chorou pela primeira vez e desde então muitas chuvas passaram e muitas luas ficaram. De acordo com o horóscopo chinês a jóia nasceu no ano do cavalo, é independente, fala pelos cotovelos, é impaciente com tudo menos com o trabalho e não houve opiniões. Quem a conhece dirá que pelos cotovelos ela fala, independente também é, senhora que não ouve opiniões é falso porque ela tem ouvidos de grande jóia. Mas o melhor que ela tem é a capacidade de rir com as suas próprias graças.

17 comentários:

fugidia disse...

Bom, sou macado mas temos (pelo menos na "vida real", que não sei se o macaco a tem) algo em comum, GJ: também eu falo pelos cotovelos (queixa-se o meu pirata) e rio-me de mim própria (uma das coisas mais saudáveis que podemos fazer...)

Mais uma vez, parabéns! :-D

Luísa A. disse...

Como «cabrinha» que me prezo de ser, GJ, tenho grande compatibilidade com cavalos, facto que o seu divertido «auto-retrato» só vem confirmar. Mais uma vez, muitos parabéns e muitas, muitas jóias. :-)

Mike disse...

GJ, chego meio cabisbaixo a esta caixa de comentários, qual jaula do que se adivinha tornar uma jóia de Zoo, e onde já se encontram o macaco, o cavalo e a "cabrinha". É que eu, o rato, sou dos animais com maior índice de incompatibilidade consigo... desculpe, quer dizer, com o cavalo.

Mas 55 jóias são 55 jóias. E mais importante que as 55 jóias, é a Grande Jóia que as comemora. Desejo-lhe um feliz aniversário, um dia especial e muitos parabéns. :)

china mouse disse...

... iô e aí jóinha? 55 jóiaz? e kom essa onda toda? tá-se! Tou aki pra cantar iô!

parabénz a você iô
nesta data kerida
felicidades à ganância
e bué d'jóiaz de vida iô

Mike disse...

Era para ver se me alegrava e dava uma agitada na "jaula". (risada)
:)))

ass: china mouse :D

fugidia disse...

lololol

:-D

Catarina disse...

Parabéns! Eu não sei o que sou no chinês, mas, no zodíaco, sou carneiro (isto é, marro para a frente). Que essas 55 jóias se mul-tipliquem para, pelo menos, no dobro. Felicidades!

Ana Paula Sena disse...

Parabéns, GJ!

Gosto de a "ouvir falar". E as suas 55 jóias...bom, francamente, ficam-lhe a "matar" :))

Um abraço.

Lina Arroja (GJ) disse...

Fugidia, quando uma mulher não fala está doente...:D

---------------------------------
Luísa, os seus textos confirmam essa compatibilidade. Gostamos de galopar e a cabrinha do monte é uma lutadora, alimenta-se do que encontra e é paciente. :)

-----------------------------------
Mike, cabisbaixo? Não pode ser! Logo o rato que corre e ninguém o apanha. Também é fugidio, lá isso é verdade...(riso com sexto sentido)e o chinês disfarçado era muito evidente e divertido :D

PS: Devo confessar que os carneiros me enervam, mas estamos a falar de ratos...(risinho de março) e sou amiga de muitos depois de definir territórios.
O pior caso foi com o meu dentista. Ele queria fazer tratamentos sem orçamento e sem explicar os procedimentos em questão. Eu não abria a boca a não ser para barafustar com ele. Hoje somos amigos, ele cedeu e eu dei-lhe o benefício da dúvida.

-----------------------------------

Catarina, muito obrigada. Gosto de a ver por aqui.:-)
O horóscopo chinês depende do ano de nascimento.
-----------------------------------

Ana Paula, é muito bom ouvir essas suas palavras. 55 é um número com o qual me sinto bem :)

Anónimo disse...

Chego atrasado, eu sei, mas a minha vida tem andado tão complicada, que as viagens blogueiras têm sido a conta gotas, porque as viagens na estrada deixam pouco tempo.
Mil desculpas, pelo atraso, mas peço-lhe que aceite um grande beijinho de parabéns e me perdoe. Se tivesse esperado mais um dia para nascer, diria que tinha vindo ao Porto festejart o seu aniversário!!!
Muitos e muitos parabéns

Lina Arroja (GJ) disse...

Carlos, como já hoje disse a uma amiga, os amigos não têm tempo eles vêm sempre a tempo. Muito obrigada, claro que aceito e para o ano cá estaremos :)
Abraço para si.

Ricardo António Alves disse...

GJ, aquele "aqui estou" lá em cima é mesmo palerma! Estava de todo inocente na minha ignorância...
Tem mais dez que eu, mas pela escrita diria que os teria a menos -- não fora uma particular sabedoria que se denuncia desse seu verbo desataviado (Se eu arranjasse isto, com tanta rima, daria um poema). Parabéns!

ana v. disse...

Um grande beijo de parabéns atrasadíssimos de um galo chinês (não sei se o galo é bom ou não, mas compatíveis só podemos ser, GJ!)
Conte muitos e devidamente assinalados com magníficas jóias, como merece.
Mais um beijo.
:-)

Lina Arroja (GJ) disse...

RAA, fiquei sem respiração. Para voltar a falar só mesmo com o poema.:)
Um forte abraço.

Lina Arroja (GJ) disse...

Somos compatíveis sim, Ana. E o galo canta e encanta. Muito obrigada :)

Ricardo António Alves disse...

Poesia:
porque será que quando penso em si,
me lembro sempre da Angelina Jolie?

:\

Lina Arroja (GJ) disse...

Leitura:
O poeta deixa sempre a ilusão no ar.
;)