12/11/09

“Homem Tijolo” (PP)

(Clicar sobre para ampliar)
O arquitecto dá sempre jeito para fazer arquitectura diz ele, rindo-se de si próprio. A arquitectura é feita de experiências e experimentações e o resultado possível depende da combinação de muitos factores, a começar pela imaginação de quem faz arquitectura e o engenho de quem a executa. Um dia cruzaram-se junto ao elevador do prédio que ambos habitavam. Coincidia a hora da saída de um e a hora de entrada do outro. Era o passeio higiénico e o regresso do atelier. Entre o boa noite e o até amanhã foi o início de uma apresentação agora e uma conversa depois. Um dia estava o condomínio a fazer obras de reparação e benfeitorias do interior, quando o arquitecto e a economista entraram no elevador conversando sobre a cor adoptada para pintar as escadas e a entrada do prédio. E já agora, que tal o vão do elevador e o interior das portas sugeriu um, concordou o outro.
Nas obras nada pior que “o já agora”, é esta frase que dá origem a muitos desvios orçamentais e a grandes dores de cabeça. E este não foi um caso diferente. Ainda hoje quem lá vive pergunta onde se terá inspirado o arquitecto naquela combinação tijolo e azul anilado. O arquitecto e a economista riem da sua primeira obra conjunta, à cor do vestido juntou-se o tijolo da obra, dando início à representação daquela perfeita harmonia de humor.
O Arquitecto PP apresenta agora a sua exposição em que o tijolo é a sua própria cabeça e a obra passa a ser vista como arte. O arquitecto ensinou a economista a procurar outros vultos nas cores e segundo ele, a interessada aprende depressa. O convite para sem pressa apreciar a mostra de trabalhos fica aqui. Por mim, sei que na impossibilidade de estar na inauguração, terei o privilégio duma visita guiada e anilada.

5 comentários:

Dulce Braga disse...

De volta ao aconchego do lar?
Bom final de semana.:)

Anónimo disse...

Só não percebo é o encerramento a 31 de Novembro...
:)

Lina Arroja (GJ) disse...

Carlos, é tão especial que até o mês tem mais dias...:))
É 30 de Dezembro, vou ver se ainda tenho o convite correcto, para alterar.

Lina Arroja (GJ) disse...

Dulce, acabei de chegar :)

Lina Arroja (GJ) disse...

Carlos, obrigada, já corrigi a data.