29/12/09

O filme e a minha neta

A minha neta Francisca faz hoje um ano. Este é um filme da sua geração. Sons e imagens que induzem sentimentos e acções. Um turbilhão de hipóteses imaginárias ou possiveis conforme o tempo a que se referem. Ao contrário da geração da avó que vivia da fantasia sonhada e das imagens do quotidiano alavancadas, esta é a geração em que tudo lhes parece possivel. Uma excelente combinação de imaginário, ciência, produção, arte, fantasia, aspiração e um mundo à sua frente.


AVATAR - Leona Lewis ( I See You )

17 comentários:

Luísa A. disse...

Muitos parabéns pela sua neta, GJ. :-)
Ainda não vi o filme, mas oiço dizer a quem viu que é giríssimo no que toca aos efeitos especiais. A ideia do «avatar» e da imaginação concentrada em «second lives» ainda me assusta, GJ. Não é tão inofensiva, receio, como era a nossa, na nossa infância, em que as «encarnações» ou «metamorfoses» se produziam, momentânea e livremente, diante de uma construção de Lego ou de uma casa de bonecas. As coisas são hoje tão sofisticadas que podem levar à negação da realidade e à entrega «compulsiva» a segundas «identidades» manipuladas em meio virtual. Mas julgo que as pessoas saberão sempre defender-se dos excessos… ou conto que saibam! :-)

fugidia disse...

Parabéns à neta GJ :-)

Mike disse...

Abençoada e afortunada Francisca!
Ó GJ, não faça muito caso dos receios da Luísa... (muitos risos)

Dreamer disse...

Parabéns pela neta! Diz-se que avó é mãe duas vezes...
Catarina

Teresa Santos disse...

GJ,
Um grande abraço de Parabéns pelo primeiro aniversário da neta. Embora possa parecer um lugar comum, não posso deixar de dizer que os netos são, de FACTO, filhos duas vezes. Há cuidados, angústias, mimos, PACIÊNCIA, que não se tinha com os filhos. Há mais disponibilidade de tempo? Nem sempre, mas o que é verdade é que na maioria dos casos as coisas funcionam assim.
Quanto à evolução tecnológica (e não só!), aos "sons e imagens que induzem sentimentos e acções" interrogo-me sempre, se esta geração conseguirá distinguir o bem do mal, o real do irreal. E, uma coisa muito importante: onde fica o sonho, onde fica a magia, onde fica o belo?!
Abraço.

Caia disse...

GJ,

Muitos parabéns para a Francisca e familia.

A Francisca está a crescer e espero que a sua embarcação de recreio também, mas fique descansada que a sra mal disposta não se irá zangar com isso, pois a sra mal disposta também é bem disposta, e o sr da sra mal disposta até é pessoa para dar umas aulas de vela á Francisca e quem sabe de surf que é última novidade :-)....

Desejo um 2010 FANTÁSTICO e quero deixar um lema que ouvi de uma sra muito bem disposta com quem partilhei a mesa no casamento de um amigo: " Horários? Só do avião!!!"

Lina Arroja (GJ) disse...

Sramaldisposta, já me fartei de rir. A Francisca está óptima e só espero que não se arme em carapau de corrida com o correr dos anos...;)
A embarcação espera melhores tempos e imagino que não faltarão amigos dispostos a prepararem a criança nas artes da fisga, do remo, da prancha e eu sei lá que mais.
Boas entradas para si e para o sr. da sramaldisposta. :->))

Lina Arroja (GJ) disse...

Teresa, esta é a geração da pressa e do agora já! Esse é o aspecto que por um lado os fará vencedores e por outro desistentes. Isso preocupa-me mas quanto ao resto julgo que desde que bem formados saberão distinguir o real do fantástico.
Quanto ao tempo e à relação avós/ netos ela é diferente da que tinhamos com os filhos, mas é verdade que a tendência é para fazermos igual.Temos de nos disciplinar para não nos esquecermos que depois de um dia passado em nossa casa eles regressam ao seu lar.

Lina Arroja (GJ) disse...

Verdade, Catarina e os sonhos serão, um dia, os da mãe ou da avó?
bjs

Lina Arroja (GJ) disse...

Luísa, penso que o Mike tem razão no comentário que fez. Eu penso que a imaginação e a fantasia nunca são maléficas mesmo que à luz do tempo a que são concebidas tenham a capacidade de provocar os estímulos indesejados. O que podemos questionar é a capacidade dos pais muito jovens para orientarem a duração ou timing apropriado, porque eles próprios já são filhos da falta de tempo dos próprios pais.

Lina Arroja (GJ) disse...

Fugidia, fico à espera do tricot para a netinha, ou como se diz por aqui, de uma malha:D

fugidia disse...

Muito bem, GJ: já me encomendou um cachecol, não foi?; e para a neta, o que quer? e quais são as medidas dela?
:-)))

Dulce Braga disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dulce Braga disse...

GJ
Parabéns pela e para a Francisca e um beijão bem doce na bochecha dela.:))

Ricardo António Alves disse...

Cá por casa também há quem queira ver. Eu retraio-me; normalmente adormeço nestes filmes :\
P.S.-Parabéns!

ana v. disse...

Parabéns à Francisca!

Quanto ao filme, ainda não vi mas não vou perder. Tenho uma estranha atracção por este género de filmes, que supostamente não teria nada a ver comigo. E este parece que promete, com óculos 3D para dar ainda mais emoção!

Ana Paula Sena disse...

Parabéns pela netinha, GJ :))