16/05/11

Uma verdadeira portuguesa, a minha neta

Uma vez por semana vou buscar a minha neta Francisca ao infantário, passamos uma belo fim de dia juntas e fazemos aquilo que faz parte dum  despreocupado programa  avó-neta. A rotina é um bom principio de aprendizagem e através dos alimentos vamos aprendendo, eu a conhecer os seus gostos, ela a reconhecer os sabores. Numa das últimas vezes calhou o jantar ser carne de porco. A Francisca gostou muito e perguntou várias vezes "o que é isto, vovó? É cáne?" Fui respondendo, mostrando o animal num livro, falando das várias partes que comemos e satisfazendo a sua curiosidade. Passado uns dias, chegada a hora da refeição a Francisca perguntou se ia comer porco e perante a perspectiva do peixe e do peru noutra ocasião, a minha neta insistia em querer comer o dito.
As crianças são de manias e gostam de ser teimosas por isso não liguei, mas eis que surge o tal filme para finlandês absorver e aí, eu pensei - será que em vez do Noddy a minha neta anda a ver outros videos ou posso afirmar que ela é uma verdadeira portuguesa?

06/05/11

Best wishes

04/05/11

Uma mancha no copo

Não é que tenha pena, muito menos que me pareça ofensivo, só que lhe falta "some flavour of justice". Não vimos cenas de combate, não presenciamos surpresa ou defesa pessoal, não ouvimos tiroteio ou gritaria, apenas nos comunicaram a sua morte. E, mesmo que desejada, não gostei de ler que Obama teria presenciado à distância como se estivesse, pacatamente, a ver um filme de acção. A Obama, ou a qualquer outro Presidente dos EUA, cabia-lhe capturar Osama bin Laden e mesmo sabendo que o final seria o mesmo - a morte -  eu preferiria ter visto o seu julgamento e a aplicação da pena de morte em vigor nos EUA. Eventualmente dar o aval para o cenário de morte dum homem, mesmo que assassino, deve ser igual à decisão de mandar avançar tropas para outro continente com a intenção de matar. Apesar de no segundo caso parecer algo normal e no primeiro um acto de justiça vangloriada, não deixo de ficar com um sabor amargo e uma mancha  no copo que eu não gostaria de ver em Obama.