"A situação económica mundial e o exigente mercado onde se inserem as empresas portuguesas obrigam à tomada de medidas que reduzam custos e encurtem distâncias. A Internet e as tecnologias colaborativas têm permitido a nomes como Zara, Burberry, Wal-Mart e Mango um aumento dos seus resultados.
A base produtiva da Indústria Têxtil, Vestuário e Calçado está localizada maioritariamente em países da Ásia Pacífico, na Europa de Leste, Norte de África e em países como Portugal, Espanha, Turquia e Itália.
A comunicação destes agentes económicos com a sua base de clientes é efectuada, regra geral, através do envio/recepção de correio electrónico, de fax e de conversações telefónicas.
Uma das dificuldades que mais tem contribuído para a não optimização da cadeia logística/de fornecimento destas indústrias é a dificuldade que os diversos agentes têm na disponibilização e no acesso a informação fidedigna e em tempo real.
A colaboração através de portais real-time (tempo real) ou near real-time (quase em tempo real) poderá surgir como uma forma custo/eficiente de criar sincronismos nas cadeias logísticas da fileira moda. Através de portais integrados com os sistemas de back-office será possível a partilha de informação entre os diversos agentes e nas diferentes etapas do desenrolar de cada negócio. "
Fonte: Portugal Têxtil
17 anos
Há 5 meses
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