18/06/08

Sinal dos tempos

"Conhece-te a ti mesmo", que é como quem diz: Procura-te lá bem no fundo e encontrarás a luz que te ilumina, ou seja, encontrarás o Outro, o autêntico. A maior parte de nós procura um caminho e este pode ser um percurso mais ou menos penoso, conforme as circunstâncias, a personalidade, a sorte e mil outras variáveis. Somos propensos a olhar para umas e desviar o olhar de outras, e também, conforme os momentos da vida ou as etapas por que passamos, assim gostamos mais do que vemos ou sentimos. Umas vezes tudo tem de mudar e outras "está-se bem".
Somos humanos e bipolares, por isso, hoje o que é belo nos parece feio e amanhã o feio revela-se belo. Ainda bem que assim é, porque é essa característica que nos permite refazer a vida profissional, as relações pessoais, procurar novos mundos e sermos felizes. Por muito que se queira dizer o contrário só é feliz quem está bem consigo próprio. Daí que esta necessidade de procurar no exterior, seja em livros de auto estima, seja em gabinetes de psicologia, seja em palestras e guias espirituais represente apenas um sinal dos tempos e de nós próprios.
Não admira que Bob Proctor seja um sucesso e o "Segredo" um best seller em todo o mundo. O autor é apenas mais um a transmitir com sucesso, aquilo que sempre nos ensinaram - "se tiveres confiança em ti e acreditares no teu trabalho e tiveres fé consegues tudo o que quiseres".
Só que os tempos mudaram e para gente deprimida vale mais um livro que mil palavras e para quem está habituado aos media uma palavra vale por mil conselhos. Daí plateias cheias para ouvir um comunicador bem apresentado, com a palavra certa, a entoação equilibrada e o som bem definido. E não liguem àqueles que se apressam a detalhar a cor dos sapatos e a marca das carteiras de quem visita estes lugares, é que cada vez são mais os homens que procuram estes locais de culto, atendimento, aconselhamento e de devolução da sua e da nossa autoconfiança.

Sem comentários: