Quando, onde e qual foi o seu primeiro emprego?
1972, em Lisboa , um "part-time" na área de Importação e Exportação de uma empresa industrial.
No que consistiu?
Foram os primeiros passos no mundo do trabalho, podendo dar resposta a uma área em desenvolvimento numa empresa multinacional em Portugal. Tive a oportunidade de pôr em prática os conhecimentos aprendidos no curso Comercial e no Instituto Comercial de Lisboa.
Como é que o primeiro emprego influenciou a sua vida?
Deu possibilidade de poupar para férias e viagens e aprender a reconhecer o valor do dinheiro.
O primeiro emprego foi importante na sua evolução profissional? Como e porquê?
Pela inserção e aprendizagem do mundo dos negócios, na flexibilidade de funções e no rigor de uma empresa multinacional acabada de instalar em Portugal. Permitiu aprender a lidar com Comissões Reguladoras de Importação e Exportação, contactos com Alfandegários e Alfândegas, contactos com a banca e documentos burocráticos necessários. Possibilitou por em prática idiomas como o inglês e o francês.Todos os documentos tinham de ser enviados e dactilografados sem erros, em triplicado. Permitiu sujar as mãos com a tinta do papel químico, permitiu não ter peneiras em utilizar as camionetas de distribuição da empresa para entregar documentos até às 17 horas, sob pena de a mercadoria não ser despachada ou desalfandegada no dia seguinte. O primeiro emprego permitiu aprender a trabalhar em grupo, aprender a tirar fotocópias, atender telefones e fazer um café. Permitiu ultrapassar o impacto de ter de conviver com colegas operários, engenheiros, empresários e outros aspirantes a doutores. Permitiu fazer de mim uma profissional que não esquece a oportunidade de ter pertencido a uma empresa chefiada por um homem a quem os colaboradores chamavam JT, bem à americana. Este homem dava pelo nome de João e era meu pai.
Como economista e empresária, quer sugerir dez conselhos aos jovens principiantes no mercado de trabalho?
Entrar todos os dias como se fosse o primeiro.
Ouvir os conselhos e sugestões das chefias.
Estar atento aos colegas e superiores, avaliando as forças e fraquezas da envolvente.
Identificar os lideres dentro da organização.
Avaliar as forças e fraquezas do desempenho pessoal.
Aprender a sugerir projectos e áreas de interesse.
Apresentar soluções e desenvolver trabalho individual.
Desenvolver capacidades de integração em projectos novos.
Disponibilidade e envolvimento no trabalho de equipa.
Identificar e segmentar o posicionamento individual de progressão na carreira.
Fonte: Jornal de Empresa
17 anos
Há 5 meses
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