Identificar o produto pela marca é um hábito que uma vez adquirido leva tempo a desfazer. Foi o que aconteceu com a Compal durante muito tempo e nas terras do interior um "compal de pêra" ainda é bebida que se pede, mesmo que o produto e a marca sejam outros. O cliente esclarecido diz o que quer, mas para outros o que conta é a bebida, não necessariamente o produto e muito menos a marca. Durante muito tempo quando pedíamos uma Coca-Cola, serviam-nos uma Pepsi com toda a ligeireza, porque não havia diferença para quem vendia. Para as empresas, o cliente indiferenciado não interessa tal como os trabalhadores indiferenciados não interessam às empresas com dimensão e estrutura empresarial competitiva. O nosso país tem 80% de empresas com 4 trabalhadores. Não é esse o problema, as empresas virtuais podem ter apenas 1 trabalhador e serem muito lucrativas e eficientes. O ponto está em que 75% dos 80% tem 4 trabalhadores com habilitações para os cargos e o dobro ou o triplo de indiferenciados. É isto que representa um dos casos mais grave do país. Um país que qualquer coisa lhe serve porque tanto faz e vai dar ao mesmo. Coca-cola ou Pespi o que conta é a lata para continuar e o gás que ajuda a desfazer qualquer mal estar.
Sem comentários:
Enviar um comentário